0

Como é Feito a Estrutura da Guitarra Elétrica

Avatar

A guitarra elétrica é um dos instrumentos de maior repercussão no mundo da música, tendo em vista que pode criar incríveis melodias, fazendo canções que realmente chamem a atenção do público. Por serem elétricas, as mesmas conseguem oferecer uma qualidade ainda maior, fazendo com que muitos se interessassem em buscar informações referentes a estrutura da guitarra elétrica.

Não há dúvidas de que, para oferecer tamanha qualidade, com benefícios incomparáveis, que atraem cada vez mais o público e os músicos experientes, essas guitarras precisam ser produzidas da maneira correta, contendo todos os componentes necessários para montar a estrutura perfeita.

A estrutura da guitarra elétrica irá ainda interferir no visual da mesma, que é um dos fatos mais observados no momento em que as pessoas vão procurar pelo produto ideal para investir, tendo em vista que atualmente podemos contar com um número bastante extenso de modelos disponíveis. Sendo assim, é de extrema importância conhecer corretamente a estrutura dessas guitarras, em uma visão geral, para conseguir fazer uso mais benéfico das mesmas.
Como é Feito a Estrutura da Guitarra Elétrica

Partes Que Compõem a Estrutura da Guitarra Elétrica

Os iniciantes, que ainda não conhecem muitas informações sobre as guitarras elétricas, poderão compreender melhor a estrutura das mesmas ao ler as informações abaixo. A estrutura da guitarra elétrica é composta por:

  • O madeiramento: todo o corpo das guitarras elétricas, assim como os braços das mesmas são constituídos de madeiras, salvo exceções de poucas construídas com outros materiais. Para que o corpo da guitarra elétrica possa ser criado, normalmente, se faz uso de duas ou mais madeiras coladas entre si, dando maior resistência e capacidade de mobilidade do instrumento sem causar danos. Para a confecção, pode ser utilizado mais de um tipo de madeira, para dar um visual e uma resistência diferenciada. Os principais tipos de madeira utilizadas na confecção das guitarras elétricas são: Alder, Basswood, Ash, Maple, Mogno (Mahogani), Nato, Rosewood (Jacarandá), Marupá, Marfim, Freijó e Cedro.
  • As ferragens: uma guitarra elétrica também é composta de metais, para que os sons possam ser produzidos, como as tarraxas (regulam a pressão e a afinação das cordas), os abaixadores (compensam a falta de inclinação e podem ser o principal motivo da desafinação do instrumento), a ponte (prende as extremidades das portas no corpo de madeira da guitarra), a neck plate (placa de metal parafusada no braço do instrumento), a strap lock (roldanas que prendem a extremidade da correia que sustentam o instrumento) e os parafusos. É necessário entender que esses metais podem ser encontrados em diversos modelos, modificando a estrutura das variadas guitarras.

A estrutura da guitarra elétrica é composta também pela parte elétrica, onde são gerados os sons pela vibração das cordas, que se transforma em um sinal elétrico. Nessa parte, podemos encontrar os captadores, a chave seletora, os potenciômetros, o capacitor, os jacks de saída e a fiação.

  • Os plásticos: também fazem parte da estrutura das guitarras elétricas, apresentando também uma ampla importância.
  • As pestanas: peças ficam no início do braço do instrumento e possuem ranhuras, por onde são passadas as cordas da guitarra.
  • Os trastes: são extremidades muito importantes, pois permitem que o som possa ter um nivelamento e ajustes que são necessários para que resultados positivos possam ser obtidos.
  • As cordas: parte que a maior parte das pessoas já conhecem e que são necessárias para que o instrumento possa funcionar da maneira correta e transmitir os sons desejados.

Conhecendo a estrutura da guitarra elétrica, já torna-se possível fazer um uso cada vez mais aprimorado do instrumento. Procure informações mais específicas sobre esses componentes para saber qual tipo de guitarra mais se adequa as finalidades que deseja obter.

Lembre-se que cada um desses componentes é importante, visando que eles trabalham em conjunto. Logo, quando um está em falta, toda a estrutura das guitarras elétricas acabam sendo afetadas e os instrumentos tornam-se incapazes de oferecer todos os recursos desejados.

Procure sempre por equipamentos eficientes, que possuem todos os componentes necessários para um uso qualificado, que faça o investimento valer a pena, para que as pessoas se sintam satisfeitas com os resultados alcançados. Com isso, a estrutura da guitarra elétrica será o verdadeiro motivo da produção de um som qualificado, que prova o porquê as guitarras elétricas estão dentre os instrumentos mais aclamados pela população mundial.